O que é ser Pioneiro/Marinheiro?

Olá! 

Estás a chegar aos Escuteiros? 

Então estas palavras são para ti!

É justo começar por te dar os parabéns por teres aceite o desafio de pertencer a um grupo de Escuteiros. O mais difícil já conseguiste: superaste alguma hesitação inicial e estás aqui, pronto a viver grandes momentos e grandes desafios! Agora vais encontrar outros rapazes e raparigas que um dia entraram pela mesma porta que tu. Vais ainda ter alguém que estará ao teu lado para tudo o que precisares, e que te vai ajudar rapidamente a ultrapassar algum receio (natural) que tenhas. 

Dentro destas portas vais ter a oportunidade de descobrir um mundo fantástico! Terás amigos e companheiros de inúmeras atividades que vais poder preparar e viver. Sim, isso mesmo… vais ajudar a preparar tudo o que vais fazer, porque aqui a tua opinião conta e é importante. 

Nessas atividades terás oportunidade de descobrir locais diferentes, de aprender a fazer coisas por ti próprio, coisas que nem imaginas (já pensaste em comer numa mesa feita por ti? Ou dormir num abrigo feito com as tuas mãos?), de jogar jogos diferentes e divertidos (que não só o futebol ou jogos de computador), de aprenderes a usar apenas aquilo de que precisas, de partilhar uma fogueira à noite com os teus amigos, de perseguir “tesouros” incríveis e muito, muito mais... 

Como deves compreender, para que este grupo funcione há algumas regras que é preciso que todos cumpram (tem lógica, não achas?). No entanto vais ver que estas regras não são um conjunto de coisas aborrecidas e difíceis de cumprir. Pelo contrário, são já muito antigas e conhecidas por todos os Escuteiros do mundo, pelo que, facilmente, as vais conhecer, compreender e depois pôr em prática. 

Neste grupo – a Comunidade dos Pioneiros, ou a Frota dos Marinheiros para os Escuteiros Marítimos1 – nunca vais estar sozinho! 

Desde já vais pertencer a um grupo mais pequeno dentro do grupo: a tua Equipa/Equipagem. É com os elementos da tua Equipa/Equipagem que vais passar a maior parte do teu tempo enquanto aqui estiveres. Será com eles que vais viver inúmeros momentos de alegria e de partilha, que vão ficar bem gravados na tua memória e recordarás pela tua vida fora.

Aceita o desafio! Vem ser Escuteiro… e ficas já a saber: É importante que sejas igual a ti próprio!

Para ti que vens dos Exploradores: Sê Bem-vindo!

A passagem para a Comunidade dos Pioneiros é um sinal do teu crescimento e há tantas novas aventuras que tens aqui para viver. O desafio que aceitaste vai ser recompensador e vai valer a pena. 

A adaptação vai ser progressiva e tens o teu guia de equipa para te ajudar em tudo o que precisares. Os restantes elementos da tua equipa vão, também, estar sempre presentes para te dar a mão.

Agora, aqui no Abrigo, com a Comunidade dos Pioneiros, vais viver atividades fantásticas. Atividades que vais ajudar a preparar, a construir e viver intensamente.

Sê bem-vindo e não esqueças… sê igual a ti próprio!


1 Ao longo deste Diário de Vivências, sempre que se ler a palavra Pioneiro deve subentender-se dizer respeito, também, e relativamente aos Escuteiros Marítimos, aos Marinheiros. Do mesmo modo, relativamente a Equipa/Equipagem, Guia/Mestre, Comunidade/Frota, Empreendimento/Cruzeiro, Caminheiro/Companheiro, Tribo/Companhia, Clã/Comunidade e Caminhada/Campanha.