O Escutismo é um alegre divertimento ao ar livre, onde homens, Robert Baden-Powell (B.-P.) Escutismo é um jogo, uma viagem de descoberta, um modo de vida… A palavra Escuteiro deriva da palavra inglesa Scout, que, originariamente (antes da fundação do Escutismo), significava, unicamente, Batedor - aquele que vai adiante explorando o terreno. O termo “Escutismo” acabou, com o tempo, por significar um sistema de preparação para a cidadania, um movimento que pretende, pela vivência na Natureza, fazer-te despontar a vontade de saber mais, de querer coisas diferentes e arrojadas e de agires, lutares para as conquistares. Com o Escutismo, melhorando o teu nível de envolvimento e compreensão, és preparado para seres um adulto autónomo e responsável. Desenvolvendo competências e saberes, transformando o poder de observação, pensamento crítico, habilidade e destreza em instrumentos muito úteis. Sempre tendo como pilares: O Aprender para Saber, Aprender a Fazer, Aprender a Viver em conjunto, no fundo, o Aprender a Ser.
O Escutismo é um convite verdadeiro a substituir o egoísmo pelo serviço, tornando-te ![]() O Escutismo é um movimento cuja finalidade é educar a próxima geração como cidadãos úteis e de vistas largas.
Robert Baden-Powell of Gilwell (B.-P.) Através de atividades e de vivências adequadas à tua idade, o Escutismo ajuda a desenvolveres-te em termos de carácter, em termos afetivos, físicos, intelectuais, sociais e espirituais.
O Escutismo proporciona-te uma educação global, de modo a te preparares para seres um cidadão participativo e responsável, na tua comunidade local.
Robert Baden-Powell fundou o Escutismo em 1907 ![]() Em Agosto de 1907, o general inglês Robert Baden-Powell — carinhosamente conhecido entre os escuteiros por B.-P. — decidiu testar um modelo de educação integral dos jovens rapazes. Levou um grupo para a ilha de Brownsea, no sul de Inglaterra, e durante alguns dias realizou um conjunto vasto de atividades e observou como os jovens interagiam em patrulhas. O teste correu bem e, em Janeiro de 1908, B.-P. escreveu um conjunto de fascículos que mais tarde se agrupariam num livro chamado “Escutismo para Rapazes” — Scouting for Boys.
O livro foi um sucesso, esgotou rapidamente, e, a partir daí, foram nascendo patrulhas por toda a Inglaterra e mais tarde por todo o mundo. Um livro que, ainda hoje, todo o escuteiro deve ler e saber manusear com destreza
O Escutismo é um Movimento... e é Mundial
O Escutismo nunca parou de crescer desde que foi fundado, em 1907, tendo duplicado o seu efetivo nos últimos trinta anos. É, acima de tudo, um Movimento, dinâmico,… mais do que uma instituição. O Escutismo é uma fraternidade mundial que, na prática, não olha a diferenças de classe, de crença, de país ou de etnia. O mesmo é dizer que há Escuteiros em todos os continentes e de todas as religiões.
Há Escutismo em mais de 216 países e territórios. O número de Escuteiros, em todo o mundo ronda os 28 milhões… Todo este Movimento é coordenado pela Organização Mundial do Movimento Escutista (OMME ou WOSM, em inglês). É por causa desta dimensão à escala mundial que há uma enorme possibilidade de fazeres atividades internacionais e conheceres outros jovens e outras culturas. Aí vais ter a possibilidade de sentires a magia única de pertenceres a este grande movimento, de estares em comunhão com milhões de outras pessoas, de partilhares os mesmos ideais, os mesmos símbolos... Em Portugal existem duas associações escutistas, a Associação dos Escoteiros de Portugal, fundada em Setembro de 1913, e o Corpo Nacional de Escutas, fundado em 27 de Maio de 1923. Ambas formam a Federação Escutista de Portugal, que é a organização escutista nacional, reconhecida pela OMME.
A Associação Guias de Portugal, acreditada pela Associação Mundial das Guias e Escuteiras, representa o Guidismo em Portugal e foi fundada em 1934.
Corpo Nacional de Escutas (CNE) - A Associação O Corpo Nacional de Escutas (CNE) é a maior organização de juventude de Portugal e é um movimento da Igreja Católica. Foi fundado em 27 de Maio de 1923, em Braga. O CNE é uma associação de juventude sem fins lucrativos, não--política, e não-governamental, destinada à formação integral de jovens, com base no método criado por B.P. e no voluntariado dos seus membros. O CNE está implantado em mais de mil Agrupamentos locais, por paróquias de todo o país. Pode dizer-se que há Agrupamentos em todos os concelhos do território continental e Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira, para além de haver agrupamentos do CNE em Macau e em Genebra, na Suíça.
O CNE tem, ainda, uma rede de animação e de coordenação territorial apoiada em dois tipos de estruturas: Os Núcleos, existem trinta e cinco, e as Regiões, que são vinte em todo o país. O órgão executivo nacional é a Junta Central, que assegura a gestão e a implementação das políticas gerais e sectoriais do CNE.
As Secções e os Agrupamentos Os Escuteiros de um Agrupamento estão divididos por idades: Os Lobitos dos 6 aos 10 anos, |