Empreendimento é o nome que se dá ao Projeto feito pelos Pioneiros. Um Empreendimento pode compreender várias atividades com um determinado objetivo. Um Empreendimento acaba por ser um conjunto de momentos e de iniciativas que podem demorar vários fins de semana de atividades (reuniões, jogos, acampamentos, raides, ateliês, etc.) Ao longo de um ano escutista podes viver vários Empreendimentos. No início do ano, ou de cada Empreendimento, o Conselho de Guias define as datas de início e fim dos Empreendimentos, assim como poderá decidir mais algumas ideias comuns, que devem estar presentes nos projetos de Empreendimentos das Equipas. Também escolhem a data do Conselho de Comunidade para a Escolha do Empreendimento.
Elaborar um Empreendimento
Para elaborar um Empreendimento tens que estar ciente dos seguintes passos: ![]() Verás que, em cada um destes passos, terás um papel a desempenhar e que, em cada passo, serás chamado a pronunciar-te em maior ou menor grau. Cada um destes passos pode associar-se em várias fases. Na primeira fase temos o conjunto de passos a que chamamos Idealização e Escolha. Temos, primeiramente, a MOTIVAÇÃO – que deve ser feita pela Equipa de Animação e pelo teu Guia – segue-se a CONCEÇÃO, que começa por ser feita individualmente, na tua cabeça, e passa, depois, através do diálogo, por isso é sempre feita em equipa, para algo que é coletivo. Estamos a falar já de uma proposta concreta, de atividades, de ações concretas, de cada equipa. A seguir é feita a APRESENTAÇÃO de cada uma das propostas, no Conselho de Comunidade, e, na continuação, a ESCOLHA da proposta que os pioneiros preferem. A segunda fase é a da Preparação. Depois da Escolha é feito o ENRIQUECIMENTO do projeto vencedor. Cada Equipa pensa no que é que este projeto pode ser melhorado, aproveitando, por exemplo, boas ideias das propostas que não ganharam. Também a Equipa de Animação tem uma palavra a dizer nesta fase. Todas as propostas de enriquecimento são feitas e definidas no Conselho de Guias. A ORGANIZAÇÃO, que é o passo seguinte, é feita por todos. É certo que cabe ao Conselho de Guias a definição estratégica das medidas a tomar, do que é preciso fazer, o PLANEAMENTO. Mas na hora de agir, todos devem assumir uma função e ajudar na organização. Ah… E deve ser colocado no Abrigo um Painel do Empreendimento para todos irem acompanhando o crescimento do projeto! A terceira fase é da Realização. É a hora de viver a parte mais visível do Empreendimento. É a fase em que as coisas acontecem, se constroem, se materializam, é a CONCRETIZAÇÃO. Em que acontece o acampamento, ou o raide, a atividade que foi preparada, em que se dá a VIVÊNCIA do Empreendimento. A quarta etapa é a da Avaliação. Uma AVALIAÇÃO, a identificação do que correu bem e menos bem, da concretização, ou não dos objetivos iniciais, feita em consciência, deve começar por ser individual, depois realizada em Equipa e, mais tarde, em Comunidade. Por fim, acontece a CELEBRAÇÃO, onde a Comunidade partilha as suas vivências e o seu progresso, onde se faz a festa da vitória alcançada em mais uma atividade da Comunidade dos Pioneiros.
Antes da idealização do Empreendimento, talvez seja mais simples escolher a duração e um tema geral do Empreendimento. |