Como funciona?

O Escutismo é um “jogo”. 

A vantagem de seres Escuteiro é que jogas esse jogo em conjunto com pessoas da tua idade. Todos os jogos que já jogaste têm regras e estas ajudam-te a perceber o jogo e a poderes jogá-lo de forma igual e justa, para ti e para quem joga contigo.

O esquema que se segue retrata o caminho natural que cada Pioneiro percorre na 3.ª Secção — onde acabas de entrar. Cada uma destas fases será explicada nos capítulos seguintes, mas antes vê o esquema que te apresentamos para perceberes como é que todo este “jogo” funciona.


Adesão - Desprendimento

Nesta fase, estejas tu a entrar para o CNE ou a entrar para a III Secção, vindo dos Exploradores, vais começar a perceber o que se espera de um Pioneiro. Só assim poderás jogar o “jogo”ao mesmo nível de todos. 


Promessa

Esta é uma fase muito importante no teu percurso. Quando ultrapassares a fase de adesão - a etapa Desprendimento -, deves refletir e ver se te sentes preparado para assumir o compromisso de seres Pioneiro do CNE. Usar um lenço ao pescoço ou mudar a cor de lenço é, para cada um de nós Escuteiros, uma marca na nossa vida.

Etapas - Conhecimento, Vontade e Construção

Em cada uma destas etapas cada Escuteiro deve crescer Física, Intelectual, Social, Afetiva, Espiritualmente e ao nível do Carácter. É esta a proposta do CNE para todas as etapas. É a proposta que te fazemos: seres mais e melhor e criares tu o teu próprio percurso.   

Tens um sistema de progresso com três etapas, és tu que escolhes o teu percurso, com o apoio da Equipa de Animação, da tua Equipa e do teu Guia. Confuso? Vais perceber melhor esta “regra do jogo” após a tua Promessa.

Passagem

Acabaste o teu percurso na secção. Estás preparado para dar um passo em frente na tua caminhada escutista? Sabes que na próxima secção vais iniciar pela adesão - que se chama Caminho -, um novo caminho com um nível de dificuldade bem maior. Mas já cresceste…